comprar-carro-nos-eua

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes

Comprar carro nos EUA pode ser uma necessidade para muitos que escolhem viver o sonho americano, nem todas as cidades americanas possuem um sistema de transporte público como os que vemos em séries e filmes, mais precisamente em metrópoles como New York e Chicago.

Em fato, morar nos EUA, em alguns locais específicos, é um verdadeiro desafio, seja ir para o trabalho, curso de inglês, faculdade. Claro, em outros casos é uma comodidade e tanto, contudo, especialmente se você tem filhos pequenos, um carro pode vir bem a calhar.

Bem, se você está curioso sobre como comprar carro nos EUA, desde como funciona, porque já adianto aqui, aqui é muito diferente do Brasil não só na cultura, mas também na forma que as coisas funcionam.

Seja lá quais forem os seus planos com um veículo, separei aqui algumas dicas muito importantes que você pode levar em consideração na hora de planejar o seu sonho americano. Um carro novo, de segunda mão ou por leasing? Venha descobrir todas as suas opções nesse texto!

Descomplique a sua mudança para os EUA e entenda como tudo funcionará, desde comprar carro nos EUA até mesmo outros pormenores como visto, escolhas de casa, etc. Você poderá contar com uma assessoria especializada para te ajudar a se estabelecer aqui!

Bem, vamos lá?

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 1
Juros exorbitantes de até 26%/ano podem ser praticados por lojas para financiamento

ALGUMAS DIFERENÇAS QUE VOCÊ DEVE SABER DE ANTEMÃO

Bem, como já disse, existem inúmeras diferenças entre o Brasil e os EUA, falei um pouco sobre isso no processo de alugar uma casa, realizar investimentos e até mesmo de como conseguir um emprego. Certamente comprar carro nos EUA e leis de trânsito não seriam diferentes.

O primeiro ponto é que cada estado tem a sua própria legislação, não é só quanto a questões penais, eu também costumava pensar dessa forma, por exemplo, você pode virar à direita quando o sinal está vermelho, ou seja, é muito válido pesquisar bem o lugar onde você planeja morar para evitar uma multa desnecessária.

Uma coisa que você precisará ter obrigatoriamente no momento de comprar carro nos EUA é uma carteira de motorista. Falarei mais a frente sobre ela, contudo, não é nada mais complicado do que deve ser, sendo até mais simples que no Brasil em alguns estados.

Também é importante ficar atento que nem em todo estado é aceito o International Driving Permit ou a carteira de motorista internacional, sendo necessário tirar uma no próprio estado.

É algo simples, contudo, deve estar na sua lista de pesquisa e também na sua lista de prioridades assim que chegar aqui, afinal de contas, um carro pode ser extremamente necessário para o seu estilo de vida e postergar isso pode ser algo bem inconveniente.

Bem, agora você está a par de alguns detalhes, podemos passar para as questões mais específicas como a documentação necessária.

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 2
Toyota Highlander Hybrid: os carros japoneses tem o melhor custo/benefício do mercado

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA COMPRAR CARRO NOS EUA

Como em qualquer lugar do mundo, comprar carro nos EUA tem um pouco mais de burocracia que somente entregar um bolo de dinheiro e sair com por aí dirigindo, especialmente para nós estrangeiros.

Primeiramente, o processo de compra desse bem requer um status de “residência” para o indivíduo, especialmente porque o mesmo deve comprovar residência. Mas agora, vamos aos documentos:

1) I-94

Já falamos sobre esse documento aqui antes, o I-94 é um documento que você deve ter em mãos, basta acessar o site oficial e imprimir o seu. Caso você não saiba o que é, esse é um documento de “permissão”, todo estrangeiro que entra legalmente nos EUA tem esse documento que é preenchido por um oficial da imigração.

Fique atento a data de validade desse documento, ela é a mesma de sua permanência concedida nos EUA.

comprar-carro-nos-eua
Carros esportivos também podem ser financiados, porém tome cuidado com os juros

2) Carteira de motorista do EUA

Aqui temos uma informação interessante para você que quer comprar carro nos EUA, sua carteira de motorista brasileira é válida provisoriamente nos EUA. Isso é ótimo para um período de adaptação menos corrido, contudo, isso é somente válido por 30 dias. Somente a título de curiosidade, isso é possível porque o Brasil e os EUA são signatários da Convenção de Viena que permitem que estrangeiros dirijam provisoriamente com a CNH do seu país de origem.

Mas tem uma complicação aqui, caso você não tenha uma permissão internacional para dirigir (PID) os policiais ainda podem te levar para a delegacia por não entenderem a língua do documento. Sendo assim, é interessante se precaver; o PID é emitido pelo Detran, basta acessar o site do órgão do seu estado e se informar.

Somente lembrando que deve ser o original, nada de contar com a CNH Digital!

Mas uma vez passado esse período provisório que varia de 30 a 90 dias você já pode dar seguimento a solicitação carteira de motorista daqui e, mais uma vez, cada estado tem seu próprio procedimento. Contudo, essas informações não são difíceis de conseguir, basta pesquisar no Google ou qualquer outro buscador “Nome do Estado + Driver License”.

Para isso você deve ter o Social Security Number ou uma carta justificando o fato de você não ter esse documento emitida pelo Social Security Administration Office. Não precisa se preocupar, caso você tenha feito tudo certo no seu processo de imigração, não tem porque implicarem por nada.

A prova consiste na avaliação de visão, direção e legislação. Muito similar às provas brasileiras, contudo, não esqueça de estudar a legislação, você também encontrará os direcionamentos no site do governo estadual. Ademais, a taxa é bem irrisória, por volta dos 15 dólares em algumas etapas, então, nada com que se preocupar aqui.

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 3
Toyota Prius Hybrid, o super econômico do mercado: usado a partir de $2 mil

3) Comprovante de endereço

Para comprar carro nos EUA é preciso apresentar um comprovante de endereço em seu nome; como correspondência de banco, conta de energia, água ou internet. Algumas vezes isso pode ser um problema, então, se você não tiver, uma carta de uma pessoa que possua um comprovante em seu nome atestando que você mora lá deve servir.

4) IT Number

O IT Number ou Tax ID é o documento que demonstra que você existe como pagador de impostos no país. Isso será particularmente interessante quando colocamos em perspectiva que você pode querer utilizar crédito para te auxiliar a comprar carro nos EUA, logo, precisa do tal do Tax ID.

5) Passaporte

Claro, você precisará do seu passaporte para comprovar a sua identidade.

Comprar-carro-nos-EUA
Comprar carro nos EUA

Inovação no mercado dos EUA: compra e venda por vending machines de carro

COMPRANDO UM CARRO NOVO NOS EUA: ENTENDA O SISTEMA DE CRÉDITO

Comprar um carro novo nos EUA não é nenhum segredo. Tenha os documentos acima em mãos e escolha o método de pagamento. Este é o que pode trazer alguns problemas.

Ao vir morar nos EUA você tem que saber que o sistema de crédito aqui nos EUA funciona de uma forma peculiar. Isto é, através do credit score, em outras palavras, quanto mais dívidas você tiver e pagar em dia, melhor irá ser o seu score.

Sendo assim, fazer compras parceladas e pagá-las em dia será ótimo para os seus pontos. Não tem como driblar isso, será necessário construir um nome na praça para pode ter o crédito suficiente para te ajudar a comprar um carro, por exemplo.

Mesmo que o valor à vista ofereça inúmeras vantagens, comprar carro nos EUA dessa forma é bastante raro. Existe sempre a opção de financiamento também.

Mas e se o valor de um carro novo te deixar um pouco inseguro, aqui nos EUA o mercado de carros seminovos é bastante variado. Vamos conversar um pouco sobre ele agora.

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 4
Chrysler Pacifica Hybrid: minivans são sonhos de consumo de famílias

NOVO OU USADO, EIS A QUESTÃO

Independente se novo ou seminovo, os modelos que não são vendidos no Brasil certamente é algo que irá chamar a atenção de qualquer brasileiro em uma concessionária americana na busca por comprar carro nos EUA.

Para evitar problemas com veículos de segunda mão, vou deixar um checklist aqui para que você consiga escolher um veículo que realmente irá satisfazer a suas necessidades sem a parte do estresse.

Outro ponto que deve ser uma prioridade para qualquer um ao comprar carro nos EUA é não se comprometer com valores acima do orçamento. Isso não somente pode acabar com o seu crédito como virar uma bola de neve complexa de conseguir sair.

Tenha em mente que além do valor do veículo alguma taxas também serão cobradas, sendo assim, pergunte logo de cara tudo ao vendedor.

1) Atenção à conservação do veículo

O primeiro ponto que você deve estar atento ao comprar carro nos EUA é ao estado de conservação do veículo e não somente, você também pode verificar tudo o que aconteceu com esse veículo através de um sistema chamado CarFax, desde as manutenções obrigatórias até mesmo os acidentes.

Sendo assim, além do que é apresentado na hora da venda, você também pode verificar como o veículo foi usado.

2) Compre com garantia

Mesmo quando se trata de veículos usados, ao comprar carro nos EUA a revendedora pode sim te oferecer uma garantia, aliás, dê preferência àquelas que usam dessa prática. Isso garante que o veículo foi minuciosamente avaliado.

3) Tenha em mente o valor do seguro

Nos EUA o seguro para veículos é obrigatório e é mais um ponto a ser consultado com o vendedor ao comprar carro nos EUA. De modo geral o seguro para veículos usados é mais barato que para os novos, algo que também pode pesar na sua decisão.

Tenha também em mente esse gasto para o seu planejamento.

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 5
Fique atento ao comprar em concessionárias 0km, desvalorização ao sair da loja

OUTRAS FORMAS DE CONSEGUIR O SEU CARRO

Nos EUA, também existem outras formas para você conseguir o seu carro, falarei sobre duas, o buy here, pay here e o leasing.

BUY HERE PAY HERE

Essas lojas de carros são bastante comuns aqui e é uma ótima alternativa para comprar carro nos EUA desde que você esteja atento a todos os detalhes como garantia e forma de pagamento. Para a primeira, é comum não haver, como também é comum somente aceitarem dinheiro.

Muitos desses estabelecimentos comercializam carros confiáveis, contudo, o financiamento é a realidade de diversos brasileiros que vêm morar aqui nos EUA. Sendo assim, o seu credit score mais uma vez vai fazer uma grande diferença.

Outro fato interessante sobre esses locais é que eles podem ter carros verdadeiramente muito baratos, contudo, mais uma vez você pode se deparar com um problema: você o compra sem garantia alguma como “as-is”, ou seja, “como ele está”. Sendo assim, avalie bem o risco ao comprar carro nos EUA.

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 6
Volvo, Mercedes e BMW: vale avaliar o leasing de veículos de luxo

Leasing de carros nos EUA

Primeiro preciso deixar claro o conceito de leasing que foi algo relativamente novo para mim quando cheguei aqui nos EUA. É uma espécie de aluguel estendido em que a arrendadora ou locadora adquire o carro escolhido pelo arrendatário ou locatário para alugá-lo para o mesmo por alguns meses ao invés de comprar carro nos EUA.

O cálculo desse empréstimo é feito necessariamente pelo valor de desvalorização do carro. Digamos que um carro novo custou US$ 50.000 e depois de 12 meses nos quais ele estava alugado ele desvalorizou 30% – o valor pago seria equivalente a US$ 15.000.

Claro que no valor da parcela mensal também inclui questões como taxas e juros, mas a lógica é sempre a acima. Também existe um detalhe na hora de assinar o contrato que às vezes também é determinada a quilometragem (ou milhagem) máxima que o indivíduo poderá percorrer.

Caso exceda isso existem multas ou mesmo um valor para cada milha a mais percorrida, sendo assim, é importante avaliar a sua necessidade pessoal antes de assinar qualquer contrato.

Ao final do contrato você poderá devolver o veículo ou pagar o valor residual e, em fato, adquirir o mesmo.

Comprar carro nos EUA: 5 dicas importantes 7
Se prepare, dirigir fará parte de sua rotina nos EUA

PRONTO PARA COMPRAR CARRO NOS EUA?

Se mudar para os EUA é certamente um passo importante na vida de inúmeras pessoas que querem viver o sonho americano. E, para muitas, comprar carro nos EUA é parte desse sonho, somente uma necessidade imposta pelo estilo de vida ou mesmo pela cidade escolhida.

Como estamos como a Flórida é comum andar algumas milhas por dia, especialmente se você visa trabalhar em uma cidade como Orlando sendo que as principais concentrações residenciais estão nas cidades vizinhas. Aliás são ótimas oportunidades de investimento!

No mais, conte com uma assessoria especializada para cuidar da sua imigração do começo até a sua estabilização nas terras do Tio Sam. Seja ajuda na emissão do visto para você e sua família ou até encontrar boas oportunidades de moradia e até mesmo para comprar carro nos EUA.

Entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar!

No Responses

Leave a Reply