visto_americano_de_estudante

Visto Americano de Estudante: Descubra como estudar nos Estados Unidos

Deseja ter o visto americano de estudante aprovado? Ter uma boa educação certamente está na lista de prioridades de todo o mundo, certo? Para as pessoas que visam estudar nas inúmeras escolas de línguas, community colleges ou mesmo universidades aqui dos Estados Unidos, já saiba que é necessário um visto americano de estudante.

Existem muitos mitos cercando esse assunto e muita gente tem dúvida sobre o processo para conseguir esse visto!

Afinal de contas, se souber usar bem esse visto, o indivíduo pode até abrir as portas para uma possível estadia de longa duração e quem sabe até ganhar um Green Card.

Nem todos tem uma oportunidade de emprego que justifique um visto de trabalho nos EUA, sendo assim, uma boa forma de conseguir isso é justamente através de estudos em território americano.

Abordarei um pouco mais sobre esse tópico mais a frente. Nesse momento falarei mais sobre o visto americano estudante e suas particularidades.

Pronto para aprender e entender como fazer os seus planos de estudar nos EUA darem certo? Continue lendo esse texto, separei dicas muito importantes para você ficar por dentro de todo o processo da emissão do visto e outros pormenores.

E ainda deixo uma opção muito legal para quem quer ter um pouco mais de paz de espírito. Conseguir a emissão do visto não é algo tão simples assim e nem sempre dá certo.

Nesse sentido, você também pode contar com a nossa assessoria especializada para lidar com toda essa burocracia para você! Somos uma empresa de brasileiros para brasileiros, então, você poderá se sentir em casa sempre!

Bem, sem mais delongas, vamos falar um pouco mais sobre o visto para estudar nos Estados Unidos.

visto_americano_de_estudante

Os EUA atraem estudantes de todas as nacionalidades

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR ESSE PROCESSO

Bem, antes de mais nada é necessário deixar bem claro para você que o processo de conseguir um visto americano de estudante não é simples. Muito pelo contrário, ele é bastante burocrático, requerendo uma série de documentos e formulários, além de etapas online e offline.

Nesse sentido, recomendamos que você comece a se organizar para a emissão do seu visto americano de estudante com bastante antecedência. Isso porque você também irá precisar de documentos da própria escola ou universidade que você irá estudar nos EUA.

Bem, também separei alguns avisos, especialmente se o seu objetivo é fazer faculdade nos Estados Unidos.

Primeiro, você entrará em contato com alunos do mundo inteiro, isso porque o sistema de ensino americano é considerado um dos melhores do mundo!

É comum que os estudantes engordem nos primeiros semestres, afinal de conta, é uma grande adaptação e muitas horas de estudo e atividades extracurriculares. É uma rotina estressante, com pouco tempo para se exercitar e cheia de fast food, afinal, this is america.

Você também deve se preparar para tomar muito café e se achar necessário, até tirar uma carteira de motorista!

Agora que você já está mais familiarizado com alguns pontos da vida que te espera, vamos adentrar um pouco mais nas questões burocráticas do visto americano estudante.

O PASSO A PASSO PARA CONSEGUIR O SEU VISTO AMERICANO DE ESTUDANTE

Agora esclareceremos todos os passos até conseguir o seu visto americano de estudante. Muito provavelmente você já está por dentro disso, mas é muito válido salientar que esse é um documento que tem um objetivo único: te permitir estudar.

Sem ele você não será capaz sequer de entrar nos EUA, imagina só trabalhar e/ou realizar outras atividades. É muito importante entender o que se está solicitando a fim de evitar frustrações posteriores.

Bem, vamos aos passos

• Escolha a sua instituição de ensino

Existem diversas formas de ir para os EUA, em uma delas você deve ser formalmente aceito por uma instituição de ensino. Qual o seu objetivo ao vir estudar nos EUA? Melhorar o seu inglês? Fazer um ensino médio diferenciado? Conseguir um disputado diploma de uma Instituição de Ensino Superior?

Antes de qualquer outro passo, você deve ter o aceito dessa instituição de ensino. Isso porque você precisará comprovar para as autoridades americanas que já está com tudo encaminhado para a concessão de seu visto americano de estudante.

Ademais, saber o seu objetivo também irá mudar o tipo de visto. Já falamos em outros textos sobre a infinidade de vistos para ingressar nos EUA, mais um motivo para contar com uma assessoria especializada para te auxiliar com esse processo.

• Comece a preencher os formulários

Aqui é que a burocracia chata começa. Você precisará preencher uma série de formulários para concluir a sua solicitação.

Um destes é o DS-160, uma aplicação online necessária para conseguir o seu visto americano de estudante. Quando começar a preencher o formulário, anote o Application ID do mesmo, isso vai garantir que você não perca o seu progresso caso algo aconteça. Sua internet caia ou você precise sair às pressas, por exemplo.

Assim que terminar esse formulário, você será encaminhado para uma página de confirmação. A imprima ou tire um print para que você possa comprovar que esse passo realmente foi realizado.

Além desse, existe um segundo formulário, o I-20 ou o DS-2019 (varia de acordo com a instituição). Estes são emitidos pela própria instituição de ensino dos EUA, normalmente você o recebe em até 4 semanas após o seu aceite.

É muito importante que você verifique todos os seus dados com atenção redobrada, assim você pode resolver qualquer inconsistência o mais rápido possível.

• Programe-se com muita antecedência

Como já falamos, mas nunca vai ser demais enfatizar, é que o processo de obtenção do visto americano de estudante é algo demorado. Você irá precisar de tempo para resolver tudo, dessa forma, assim que você decidir que esse é o próximo passo para a sua vida, deve começar os preparativos.

Ademais, alguns pontos podem ser necessários, tais como agendar uma entrevista no consulado americano no Brasil. Essa parte é até fácil, sendo somente necessário realizar um agendamento online direto no site do governamental.

É também fundamental olhar com antecedência os prazos para essa entrevista, afinal de contas, você precisa comparecer em tempo hábil para que consiga emitir o visto a tempo de pegar o seu avião para os EUA.

• Pagando as taxas

Agora que você já preencheu tudo, está na hora de pagar pelas taxas referentes ao processo de seu visto americano de estudante.

Esse processo é feito diretamente no site da embaixada americana no Brasil, você criará um login no site, o que te permitirá acompanhar o processo e também preencher algumas outras questões de acordo com a requisição.

Serão números de documentos e algumas outras informações que você pode até se perguntar: “para que estão me perguntando isso para emitir um visto?”. Mas mesmo que você estranhe, não deixe de ser sincero.

Ninguém gosta de pessoas que não são sejam honestas, mas em especial os americanos têm pavor de pessoas desonestas. Sendo assim, preste bastante atenção a suas respostas.

• Indo a entrevista

É necessário ir até uma entrevista no próprio consulado. É muito importante que no dia da entrevista você esteja impecavelmente vestido, sem muitos exageros, assim como munido de toda a documentação que comprova os seus planos de estudar nos Estados Unidos.

Ademais, você também deverá comprovar como você irá se sustentar nesse meio tempo, sendo assim, é muito bom estar preparado para responder perguntas básicas como “onde você irá morar enquanto estiver nos EUA” ou mesmo “por que você escolheu essa instituição de ensino”.

Lembre-se sempre, a entrevista para seu visto americano de estudante não começa quando o agente consular te faz uma pergunta, mas assim que você chega ao consulado. A primeira impressão é muito importante, seja simpático!

Seja extremamente claro em suas respostas evite o uso de palavras como “porém; mas; eu acho”. Isso passa uma sensação de incerteza e é a última coisa que você quer nessa entrevista.

É impossível não sentir um pouco de ansiedade, afinal de contas, essa entrevista tem o poder de mudar os seus planos de conseguir o tão sonhado visto americano de estudante, contudo, é só uma conversa, tente não deixar o medo te dominar.

• Aguardar

Uma vez que você tenha completado todos esses passos, está na hora de observar ansiosamente o status do seu processo no site do consulado americano. Tente não entrar de 30 em 30 minutos, isso não fará o seu processo andar mais rápido.

visto americano estudante_escolas

MUDANÇA DE STATUS: DE TURISTA A ESTUDANTE NOS EUA

O primeiro ponto aqui é deixar bem claro que quem tem o visto de estudante NÃO tem o direito de fixar residência nos EUA!

O visto americano de estudante expira e caso você continue no país após esse período, saiba que o seu status constará como ilegal. Certamente você não quer isso.

Inúmeras pessoas nos perguntam sobre a mudança de status de turista para estudante, isso é “mudar o seu visto” te garantindo mais direitos. Também é bom ressaltar que o seu visto não é mudado, mas sim o seu status, são coisas diferentes.

Para isso, você irá enviar essa solicitação a imigração, tudo muito semelhante ao visto, contudo, saiba que a troca de status é um pouco mais rigorosa com questões relativas à sua capacidade de se manter financeiramente, por exemplo. Se você tivesse pedido o visto de estudante diretamente do Brasil, seria um pouco mais tranquilo.

Mais uma vez reforçamos a opção da assessoria legal para a obtenção do visto americano de estudante. As leis imigratórias dos Estados unidos estão sempre mudando, sendo assim, é muito bom ter alguém com a visão técnica do seu processo, te dando todo o suporte que você precisa.

visto americano estudante_amigos

OS DIFERENTES TIPOS DE VISTO AMERICANO DE ESTUDANTE

Bem, para finalizar esse texto vamos falar um pouco sobre os vistos para quem quer estudar nos EUA.

• Visto F-1

O mais comum desses é o visto F-1, este é destinado a quem vai estudar em uma faculdade ou universidade americana ou mesmo nas famosas escolas de inglês!

Para conseguir esse visto americano de estudante, você tem que ser aceito por uma escola certificada, isso é, que possa emitir o documento I-20.

• Visto J-1

Esse visto americano de estudante é destinado a indivíduos que participarão de programas de intercâmbio ou mesmo treinamentos, sendo possível participar de inúmeros programas governamentais ou não.

Para aplicar para esse visto, deve ter proficiência em inglês e também participar de um programa gerido por uma organização patrocinadora designada.

• Visto M-1

Esse visto é voltado para programas profissionalizantes e não acadêmicos, esses são os Colégios vocacionais e Community Colleges. Nesse contexto esses costumam ser os mais raros!

O curso escolhido deve ser em tempo integral ou com carga horária maior que 18 horas semanais!

PRONTO PARA ESTUDAR NOS EUA?

Já tomou a sua decisão e virá estudar nos EUA? Conte conosco para te ajudar com toda a burocracia para conseguir o seu visto americano de estudante, e não somente também temos ótimos profissionais que te ajudarão e explorar todas as suas possibilidades.

Entre em contato e descubra como podemos lhe ajudar!

Leave a Reply