5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SAIR DO BRASIL 1

5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SAIR DO BRASIL

Sair do Brasil é seu sonho? Mas não sabe bem quais as opções ou mesmo como fazer isso? Independente do que te motiva a viver em outro país, essa é certamente uma experiência que vale a pena o esforço.

Eu, particularmente, vim morar nos Estados Unidos há mais de 10 anos atrás, buscando o sonho de uma nova vida, mudança, felicidade, segurança, prosperidade, o famoso American way of life que é o que milhares de brasileiros que estão aqui procuram também.

Apesar disso, sair do Brasil e mudar de país e vir para o EUA não é algo necessariamente simples. Sendo assim, preparei este texto com um passo a passo assim como outras informações interessantes para você que quer sair do Brasil e ainda não sabe para onde ou quer saber a melhor forma de fazê-lo.

Vamos lá?

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

Sair do Brasil: PARA QUEM É E COMO FAZER?

Existem uma série de sinais que você pode levar em consideração para avaliar se já está pronto para encarar a vida em terras estrangeiras. Vale ressaltar que nem sempre a vontade é o suficiente, existem uma série de outras questões que irão fazer toda a diferença e você deve prestar atenção a elas.

Independência

Especialmente se você não estar indo com a sua família, leve em consideração que os seus amigos e núcleo de suporte provavelmente ficarão no Brasil. Sair do Brasil exige muita força de vontade e se você nunca morou sozinho, ainda tem que colocar nessa conta tarefas domésticas… Se você esquecer de fazer compras antes de voltar pra casa, ninguém fará por você. Existe uma sensação de liberdade mas também com essa vem responsabilidade.

Lembre-se que não se trata só disso, você tem que aprender a utilizar o transporte público, ir ao supermercado, abrir uma conta no banco… E muito provavelmente isso tudo em outra língua.

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

Busca melhorar seu currículo

O mercado de trabalho nunca foi tão competitivo, diversas pessoas que disputam a mesma vaga que você têm os mais variados tipos de adicionais em seus currículos. Sair do Brasil e viveruma experiência internacional pode fazer toda a diferença para fazer você se destacar.

Nem sempre aquele curso específico ou mesmo oportunidade de emprego estão no Brasil e certamente não vêm acompanhado da experiência internacional. Sendo assim, procurar um auto-melhoramento no exterior realmente podem fazer o seu currículo brilhar.

E não somente isso, pode ser um auto-melhoramento completamente voltado a questões pessoais, digamos que você seja um empresário, mas quer se dedicar um tempo a aprender mais sobre um novo mercado, tendência ou gastronomia no exterior, somente seus planos de vida podem te impedir de sair do Brasil.

Situação profissional ruim

Se você não estiver feliz no seu emprego atual e sente que está ali tão somente por uma obrigação financeira; ou ainda se sente como se não houvesse muito mais o que explorar naquele emprego, talvez seja hora de investir em algo fora do país.

Não é só o mesmo emprego em outro local, é uma outra cultura, com outras problemáticas e uma nova forma de ver o mundo. Certamente são desafios novos que você não encontrará somente trocando de empresa, por exemplo.

Se você tem interesse de descobrir novos desafios, talvez sair do Brasil seja a resposta para você!

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

Simplesmente mudar ou sair do Brasil mesmo

Muitas pessoas de deparam com um momento em suas vidas que é preciso dar uma reviravolta em sua rotina e mudar tudo! Essa é uma das primeiras motivações e talvez uma das mais importantes no que diz respeito a mudança de país.

Experimentar uma nova cultura, uma nova forma de viver certamente deixam um impacto em nossa própria perspectiva do mundo. São experiências que ampliam nosso modo de ver a vida, inclusive podem reestruturar nossa perspectiva de sucesso.

Uma nova profissão, uma nova língua, abrir um negócio completamente diferente, a vida é cheia de oportunidades e se colocar nessa situação poderá te ajudar a ver isso.

Se é isso o que você quer, então sair do Brasil pode ser uma ótima forma de conseguir.

Ter um plano B ao Sair do País

Bem, independente das suas motivações, talvez essa seja uma das questões mais decisivas quando se trata de sair do Brasil. Não é uma tarefa necessariamente difícil em muitos casos, contudo, via de regra, são burocráticas e necessitam de uma boa estabilização.

Qual é a sua situação financeira no momento? Está gastando tudo o que entra e não tem alguma poupança ou investimento em algum lugar? Bem, se você se enquadra aqui, saiba que isso precisará mudar.

Sair do Brasil sem o mínimo de dinheiro guardado ou sem uma fonte de dinheiro segura não é o cenário ideal. Então, se você ainda não tem um emprego no exterior em vista, a sugestão é que repense seu custo de vida atual para que possa investir em seu sonho de morar em outro país.

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

O PASSO A PASSO PARA SAIR DO BRASIL E MORAR FORA

Pronto, agora que falamos um pouco sobre as motivações pelas quais você pode estar querendo sair do Brasil, podemos falar um pouco mais sobre o passo a passo para fazer isso acontecer.

Como existem inúmeras motivações, aprender uma nova língua, imergir em uma nova cultura, trabalhar em multinacionais, empreender… Tentarei deixar esse texto de forma que sirva para todos esses casos.

Certamente, você verá informações relevantes que eu gostaria de ter tido acesso antes de me mudar para os Estados Unidos, certamente teria sido algo muito mais tranquilo. Outra possibilidade aqui é procurar uma assessoria especializada em realocação de brasileiros para poder te ajudar em todas as etapas.

Bem, o primeiro passo é saber o objetivo e porque você irá sair do Brasil. Qual o ponto por trás de toda essa movimentação pessoal e financeira para que você possa fazer tudo isso valer a pena.

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

Algumas considerações para o seu tipo viagem:

VIAGEM PARA ESTUDAR

Se o seu objetivo for aprender uma nova língua, por exemplo, então, a primeira coisa a se fazer é justamente procurar um país que fala a língua que você quer falar. Se for o inglês, os EUA pode te proporcionar experiências incríveis para orçamentos diferentes. Se for espanhol, aqui essa língua também é bastante difundida, sendo considerada a segunda língua da nação.

Outra oportunidade se você está na universidade é procurar convênios entre a sua e universidades em outros países. Inclusive existem ações internacionais que tenho certeza que você já ouviu falar como o Ciências Sem Fronteiras, dentre outros para quem sonha em sair do Brasil.

Quando o assunto é pós-graduação com bolsas de estudo o processo fica um pouco mais complicado, já que será necessário não somente encontrar, mas passar no processo seletivo. Contudo, existem inúmeras oportunidades, com esforço e força de vontade se chega lá.

VIAGEM PARA TRABALHAR

Bem, oportunidades de emprego existem em qualquer lugar dos EUA, isso é uma certeza, a grande questão, talvez é se serão boas oportunidades. A depender do seu grau de instrução e especialidade, já existam nativos o suficiente para preencher aquelas vagas, logo, conseguir o emprego dos seus sonhos pode ser uma realidade mais para o futuro.

Claro, existem algumas áreas chave cheias de oportunidades, elas são, em geral, tecnologia, enfermagem e programação. Se você atuar em uma dessas áreas, pode conseguir ótimas posições para sair do Brasil com mais facilidade, claro, tudo irá depender também do seu currículo.

Mas digamos que você quer mudar completamente da área que você trabalha ou ainda tentar qualquer oportunidade, posições como babá, recreadores, baristas, serviços gerais, etc. estão em alta em qualquer lugar dos EUA.

Já para trabalhar em sua área, comece a mandar currículos desde já, certamente vão acontecer inúmeras entrevistas seja via telefone ou Skype. Tenha certeza de criar um currículo atrativo e voltado para o mercado, empresa que você está interessado, também deixe o seu Linkedin atualizado e bonito!

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

COLOQUE TUDO NA PONTA DO LÁPIS e execute

Antes de adentrarmos em pontos mais específicos sobre a sua mudança, vamos falar sobre finanças. Faça uma pesquisa sobre tudo o que você obrigatoriamente terá que comprar e contratar para sair do Brasil.

Faça uma planilha no seu computador ou em um caderno e comece com a média de preços das passagens, veja quantas malas você irá precisar, uma mudança normalmente pede por mais de duas malas que é a franquia básica. Vai com animal de estimação? Leve em consideração o preço da passagem do pet e também outros custos como gaiola de transporte, caso não tenha.

Uma dica bacana é pesquisar por passagens com 3 meses de antecedência da viagem, esse é o período onde as empresas aéreas costumam oferecer os melhores preços, recomendamos o Passagem Promo que além de comparar os melhores preços entre as companhias aéreas, ainda permite que você crie um alerta para saber quando o preço baixou.    

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

O próximo passo é conseguir o dinheiro para executar a sua migração. Uma dica que eu considero muito importante aqui é tentar fazer tudo à vista ou fazer de tal forma que consiga quitar tudo no momento que sair do Brasil. Não há nada mais estressante que estar se preocupando com parcelas de cartão de crédito enquanto se adapta a uma nova vida.

Não somente, ter os cartões de crédito internacionais livres é uma ótima forma de garantir que gastos não previstos ou emergências estejam garantidas, acredite isso sempre acontece.

Também fique atento a custos com vistos de permanência, de toda forma, é válido diminuir o estilo de vida para conseguir guardar o máximo de dinheiro possível se a sua experiência não for paga por um programa do governo ou mesmo custeada pela empresa na qual você trabalhará.

Se sua intenção ao sair do Brasil é fazer uma espécie de mochilão, fique atento a todas as oportunidades de economizar, mesmo com o orçamento contato, é fácil cair em armadilhas financeiras que vão te deixar sem grana bem rápido.

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

TIRAR O visto PARA O SEU CASO

O passaporte brasileiro válido é necessário para a emissão de um visto para estadia prolongada. Normalmente os vistos são para estudo ou trabalho, existem ainda outros tipos, por exemplo, aqui nos EUA, existem mais de 20 tipos de vistos.

Veja tudo o que é preciso para cada um desses vistos com antecedência, isso pode exigir traduções, conseguir documentos específicos com o governo brasileiro, etc. Não deixe isso para a última hora ao sair do Brasil e se necessário entre em contato conosco para ajuda como despachante de passaporte e despachante de visto americano.

ARRUMANDO AS MALAS

Aqui vai mais de uma dica muito importante: pesquise extensivamente sobre o clima do local para onde você vai, tenha em mente que geralmente neva na maior parte do território americano, neste caso as roupas do inverno brasileiro não serão suficientes e será necessário comprar roupas de frio especiais.

Existem também alguns itens que você não deve esquecer:

  • Itens de cuidado pessoal: um kit básico para cuidar das unhas e também alguns cremes específicos. Nem sempre é possível encontrar o mesmo produto, é interessante ter um pequeno estoque.
  • Remédios básicos: ao sair do Brasil, acredito ser importante ter analgésicos, band-aid, anti térmicos que geralmente estamos acostumados… principalmente quando crianças também farão parte da viagem.
  • Lembre-se medicamentos controlados somente podem ser levados com prescrição, caso sejam visualizados durante e inspeção no aeroporto, serão jogados fora.

Outra informação útil é que tudo isso também deve ser despachado, não pode levar objetos metálicos pontiagudos na cabine (como tesouras e alicates) ou líquidos acima de 100 mL (como cremes e xaropes).

Sair-do-Brasil
Sair do Brasil

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O seu passaporte é a sua identidade internacional, guarde-o muito bem sempre e evite mostrá-lo a menos que seja necessário. Pode não parecer, mas o passaporte brasileiro é bastante visado no mercado negro, então, cuidado com ele.

Saiba ou tenha anotado em algum lugar os telefones úteis como o do consulado brasileiro, polícia, ambulância e bombeiros do país de destino ao sair do Brasil.

PRONTO PARA MUDAR DE VIDA?

Se você está pronto para mudar de vida, talvez precise da ajuda de uma assessoria para te auxiliar com toda a burocracia! Fale conosco e descubra como podemos lhe ajudar.

Leave a Reply