Vale a pena ter seguro de cartão? Conheça suas vantagens e desvantagens. 1

Vale a pena ter seguro de cartão? Conheça suas vantagens e desvantagens.

Os cartões de crédito nos proporcionam a possibilidade de administrar nossas finanças e conquistar objetivos, mas uma das preocupações é a clonagem de cartão, embora seja considerada um crime federal, a clonagem de cartão de crédito é uma das fraudes que ocorrem com maior frequência, sendo comum reclamações de usuários desta ferramenta a respeito desse tipo de delito.

Vale a pena ter seguro de cartão? Conheça suas vantagens e desvantagens. 2

Em resposta ao risco e ao aumento da criminalidade, os próprios bancos passaram a disponibilizar para seus clientes a possibilidade de contratar a um custo baixo ou até mesmo de maneira gratuita um tipo de apólice ou seguro, que funciona como “bloqueio” ou “escudo” para o usuário do cartão de crédito ou débito, em alguns casos. Mas ai vem a dúvida na cabeça do usuário desta ferramenta, vale a pena assumir o gasto de contratar um seguro para o cartão de crédito?

Para responder essa e outras duvidas, preparamos esse artigo especialmente para você, nele detalharemos as vantagens e desvantagens da aquisição desse tipo de serviço para cartões de crédito em geral, independente dele possuir fatura Mastercard, Visa ou de qualquer outra bandeira.

Vantagens de contratar o seguro de cartão

  • Geralmente o seguro é gratuito ou muito econômico, e dá-lhe uma sensação de tranqüilidade, pois seu cartão está protegido 24 horas por dia.
  • Alguns bancos oferecem cobertura em caso de roubo, perda e clonagem, protegendo assim o saldo que você tem em sua conta.
  • É aconselhável investir em uma ampla cobertura ou maior blindagem quando em sua conta você mantém altas somas de dinheiro.
  • Evita que tenha problemas judiciais para tentar provar que a dívida adquirida ou valor retirado da conta, não foi feito por você.

Desvantagens do seguro de cartão de crédito

Mais do que “desvantagens”, leve esses aspectos em consideração para avaliar se você deve contratar ou não essa proteção adicional:

  • Para que a instituição torne a política válida, você deve notificar de maneira imediata qualquer movimentação estranha, por isso é preciso revisar constantemente os extratos e movimentos de sua conta, se notar algo estranho, ligue para seu banco.
  • O período de proteção varia de acordo com cada entidade financeira, mas pode variar de 48 a 72 horas antes ou depois do seu relatório.

Considerações

Por lei, o serviço de proteção contra este crime deve ser gratuito, pois se houver operações que você não reconheça, terá o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da data em que foi feita a cobrança, para fazer sua reclamação.

A proteção que os bancos vendem contra fraudes geralmente é um serviço que oferece maior proteção dentro de 48 horas de blindagem marcada pela Lei. É o caso do banco HSBC, por exemplo, que têm cobertura básica gratuita.

Converse com o gerente do seu banco ou financeira do cartão para entender melhor a política da empresa sobre esse tipo de seguro oferecido ao cliente. Isso vai ajudá-lo a compreender melhor.

E você caro leitor, já conhecia ou fez uso desse tipo de seguro? Conte-nos o que achou e compartilhe sua experiência com nossos leitores.

Leave a Reply