visto_americano_turista

Visto Americano de Turista: Passo a passo antes da sua viagem para os EUA

O visto americano de turista é um documento indispensável a cidadãos não nacionais que estejam indo para os EUA. O visto é uma licença emitida por autoridades do governo americano que te permite ingressar e estar dentro do país de maneira regular durante a sua estadia.  O visto americano de turista é da categoria de vistos de não imigrantes e, em geral, turistas em viagem ao país necessitam de um visto B-1/B-2 válido para ingressar sem problemas em território americano.

Digo, em geral, porque uma categoria seleta de indivíduos é elegível para o Programa de Isenção de Vistos. Desde que preenchidos os requisitos estipulados, essas pessoas ficam dispensados dessa etapa. Infelizmente esse não é o caso para nós brasileiros e, portanto, precisamos concluir a etapa de obtenção do visto americano de turista antes de viajar para os EUA.

Chato, né? Daí você me pergunta: e por que eu iria visitar os Estados Unidos, podendo ir para a Europa sem precisar disso?

Bom. Por experiência própria posso lhe dizer que os Estados Unidos, é muito mais que um topete loiro polêmico!

Atrações turísticas para todos os gostos e idades.

É claro que, se você nunca visitou o país, acho que super vale a pena passar umas férias nos parques da Disney, em Orlando, que são o sonho e parte da infância de qualquer um! Então agilize a emissão de seu visto americano de turista pois Orlando tem programação para uma viagem de 15 dias e você ainda assim não visitará todos as atrações da cidade. Aproveite que já tá indo lá e dá uma esticada até Miami ou Tampa para dar uma conferida nas praias maravilhosas da Flórida.

Porém as alternativas vão muito além! As opções agradam desde os amantes de um rolezinho mais ecológico como trilhas nos parques nacionais em Utah e Dakota do Sul ou nos canyons do Arizona até aqueles que busca uma experiência de imersão cultural.

De fato, se você possui o  visto americano de turista, a variedade atende a todos os gostos e faz do destino uma ótima opção para todas épocas do ano, inclusive, nas mais frias, afinal o outono/inverno nos Estados Unidos é também uma ótima pedida. Quem nunca delirou com aquelas imagens cinematográficas do natal na Time Square ou do Central Park coberto de neve.

Mas antes de qualquer coisa, você, cidadão brasileiro, precisa do visto americano de turista!

Por isso, vamos ao que interessa! Como resolver a papelada, né? Pois bem, relaxe que, neste post, vamos te ensinar tudo que você precisa saber antes de embarcar e você vai perceber que esse negócio de visto não é esse bicho de sete cabeças, não!

Documentos necessários para o Visto Americano de Turista

Em razão de uma política internacional – via de regra – baseada na reciprocidade, todo cidadão brasileiro necessita de um visto americano de turista, mesmo que seu intuito seja um passeio de alguns dias. “Então, como eu tiro esse negócio?” Antes de mais nada, você precisa de um passaporte. VÁLIDO durante o período de permanência, ok? Corre lá e confere o vencimento do seu.

Está na validade? Se sim, então pula os próximos dois parágrafos e vai para o próximo de solicitação do  visto americano de turista. Se não, você precisa ir no site da polícia federal, em “Serviços”, você clica em “Passaporte” e, quando atualizar a página, aperta em “Estou ciente e desejo Prosseguir”. Na próxima página você vai encontrar o formulário para emissão de passaporte, preencha-o e, ao final, será emitida uma GRU, atualmente no valor de R$ 257,25.

Após o pagamento da GRU – atenção na data de vencimento! – agende o seu atendimento presencial em um dos postos de emissão de passaporte na mesma página que você encontrou o formulário. Compareça na data e local agendado para apresentação dos documentos solicitados, coleta de digital e fotografia facial. Terminado o procedimento, o oficial indicará a data em que você deve retornar para receber o documento para depois solicitar seu  visto americano de turista.

visto_americano_turista

A coleta da impressão digital é um dos passos importantes do processo

Como iniciar o processo de solicitação?

Agora que você tem um passaporte em mãos, a solicitação do visto americano de turista é inicialmente realizada no site oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, onde na seção de “Vistos” você seleciona “Turismo e Visitante”. Para solicitar o visto de turista você vai precisar, tal qual no procedimento do passaporte, preencher um formulário online no referido site e efetuar o pagamento de uma “taxa de solicitação de visto” no valor de $ 160,00.

No formulário, você vai selecionar a cidade brasileira na qual quer que ocorre a etapa da entrevista do seu processo para emissão de visto americano de turista. Você pode optar pela embaixada em Brasília ou por um dos consulados localizados nas cidades de Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Você pode selecionar qualquer uma, normalmente faz mais sentido escolher aquela mais próxima, se você não mora em nenhuma delas. E sim, o comparecimento é indispensável, a menos que:

• Você esteja aplicando para a renovação e o seu visto seu visto ainda esteja válido ou tenha expirado em até 12 meses.

• Você for menos de 14 anos ou maios de 79 anos e está tirando o visto pela primeira vez, ou, se renovando, nunca teve pedido de visto recusado.

Preenchido o formulário, imprima uma cópia da página de confirmação de seu  visto americano de turista, você vai precisar dela! Guarde também o seu Application ID (número de identificação) e a resposta da sua pergunta de segurança, porque, caso você precisa acessar novamente esse formulário, para fins de complementação ou qualquer outra razão, essas informações são essenciais para esse acesso.

visto_americano_turista

A entrevista consular é a parte mais temida da solicitação de vistos

Fique atento, pode ser solicitada uma foto para o visto

Quanto aos documentos necessários para o  visto americano de turista, além de um passaporte nas condições de validade explicadas, você vai precisar de uma foto 5cmx5cm tirada nos últimos 6 meses. Eventualmente podem ser solicitadas provas documentais que demonstrem que você tem recursos suficientes para cobrir as despesas da viagem durante toda a estados nos Estados Unidos e também a prova de residência no país de origem e da intenção de retorno. Segundo informações das autoridades americanas, você pode provar isso com a demonstração de que possui família no país, trabalho, propriedade ou qualquer compromisso que “force” a retornar.

Se você não levar documentos que demonstrem de alguma forma o forte vínculo com o país, não entre em pânico, o oficial não vai negar imediatamente o seu pedido de visto americano de turista! Os documentos apenas serão solicitados se o oficial consular entender necessário. Caso ele entenda pela necessidade, ele pedirá que você retorne com eles ou outros documentos que ele entender necessários para demonstrar os laços suficientes com o Brasil.

Sobre a fotografia para o visto americano de turista que eles pedem, existem algumas exigências. Na foto, a cabeça deve estar centralizada no espaço. O fundo deve ser branco ou cinza claro. Na fotografia, não é admitido o uso de adereços ou sombras que limitem ou dificultem a visibilidade do rosto, que deve ocupar 50% da área da fotografia. As orelhas devem preferivelmente estar visíveis.

O agendamento das entrevistas e comparecimento para obtenção do Visto Americano de Turista

Reunidos os documentos e preenchido o formulário, você deverá realizar o agendamento que pode ser efetuado online, através do site, ou por ligação para um dos call centers. No agendamento online, você vai precisar do número de confirmação do formulário que você preencheu online para criar a sua conta. Nela, você selecionará o local em que deseja receber o seu passaporte já com o visto americano de turista e efetuará o pagamento da taxa do visto, o que pode ser efetuado por meio de cartão de crédito ou através de boleto bancário. No último caso, é necessário aguardar a confirmação antes de agendar para não dar de cara com a porta no consulado, ok?

Feito e confirmado o pagamento, você poderá fazer o agendamento das suas visitas no site do consulado ou novamente pelo call center. “Visitas no plural?” Sim, visitas, porque a menos que você tenha escolhido o consulado de Porto Alegre, você vai precisar prestar duas visitas, uma para o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e outra para a entrevista do visto americano de turista no consulado ou embaixada. Excepcionalmente, havendo vagas, a embaixada de Brasília ou o consulado do Rio de Janeiro e porventura permitem que o agendamento de ambas seja realizado no mesmo dia.

Últimos passos e recebimento do visto

No Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto você, solicitante do  visto americano de turista, deverá comparecer para a coleta dos seus dados biométricos, ou seja, fotografia e digital, antes de comparecer à seção consular. Note que para aqueles que irão comparecer ao Consulado de Porto Alegre, é necessário apresentar uma foto nos termos anteriormente explicados.

No Brasil, os centros estão localizados nas mesmas cidades em que estão situados os consulados e a embaixada com adição de um centro em Belo Horizonte, o que facilita um pouquinho a vida do pessoal de Minas, que poderá realizar a coleta dos dados biométricos sem precisar se deslocar para outro estado. Isso diminui um pouco os custos do processo.

Após o término de ambas as entrevistas, lembrando que, no caso do Consulado de Porto Alegre, é apenas uma, você pode acompanhar o status da sua solicitação do seu visto americano de turista online. Normalmente o tempo para a análise e concessão do visto é de 10 dias úteis, excluídos domingos, sábados e feriados, a contar da realização da última entrevista. Todavia, em casos excepcionais a análise pode demorar um pouco mais.

O entrega do visto é realizada por meio da sua retirada junto ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto ou ele pode ser encaminhado a um endereço residencial ou comercial, caso o você opte por essa opção no momento da realização da primeira visita junto ao CASV. Caso você queira, o local para retirada dos documentos do seu visto americano de turista pode ser modificativo até 24 horas antes da sua entrevista.

Se você optou por retirar junto ao CASV, vai precisar ter em mãos um documento que de identidade oficial com foto, se optou pela entrega o serviço postal realizará 3 tentativas e, se não houver sucesso, os documentos serão retornados à Seção Consular de origem.

visto_americano_turista5

Garanta uma viagem tranquila e a certeza que irá ser admitido na imigração dos EUA

Tudo pronto para a viagem? Ficou alguma dúvida?

That’s all! Sem muito mistério e complicações, você já sabe tudo que precisa para tirar o seu visto americano de turista sem maiores dificuldades. O processo é certamente burocrático, mas basta seguir a finco o passo a passo acima que não tem com o que se preocupar, se ainda assim precisar de ajuda e não quiser arriscar verifique nossos serviços de assessoria e ficaremos felizes em ajudar!

Leave a Reply