vistos-americanos

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS VISTOS AMERICANOS

Solicitação, entrevista, aprovação… o processo para tirar os famosos vistos americanos podem assustar, principalmente quem é turista de primeira viagem nos EUA. Desde 2012, no entanto, o sistema para emissão do documento foi modificado com o objetivo de agilizar e baratear essa etapa para viajantes e possíveis residentes. Mas, afinal, como tirar visto americano?

A boa notícia é que as chances de aprovação do documento para turistas brasileiros são altas – o mais importante é seguir o passo a passo à risca e estar em dia com todas as suas documentações para viagem, incluindo o passaporte e o seguro viagem

Confira também: Estados Unidos (NY)

A seguir, esclareça suas dúvidas e confira tudo o que você precisa saber sobre como tirar os famosos vistos americanos! 

QUEM PRECISA TIRAR VISTOS AMERICANOS? 

vistos-americanos
vistos americanos

De maneira geral, qualquer estrangeiro que deseje entrar nos Estados Unidos precisa solicitar um visto, independentemente do objetivo da viagem e do tempo de permanência no país. Isso inclui todos os cidadãos brasileiros e até crianças, mesmo que estejam só de passagem por aeroportos americanos. Ou seja, mesmo que você apenas vá fazer escala nos EUA, precisa, sim, do documento. 

Há, entretanto, exceções: quem possui dupla nacionalidade com passaporte de um dos países participantes do Programa de Isenção de Visto, pode não precisar do mesmo para motivos turísticos.  

Vale lembrar, aqui, que existem diferentes tipos de vista americanos – a classificação principal distingue os “vistos para imigrantes” dos “vistos para não imigrantes”. O visto para brasileiro turista se encaixa na categoria “não imigrante” (que se estende para viajantes de estadia temporária, seja a turismo, estudo, trabalho ou intercâmbio). 

Quem viaja por motivo de férias ou turismo precisa solicitar o tipo B-2, enquanto quem passará apenas a trânsito no país precisa do tipo C-2. 

QUAL É A VALIDADE DO VISTO AMERICANO? 

A princípio, os vistos americanos são válidos por 10 anos. Mas atenção: isso não significa que você pode passar todo esse tempo nos EUA – em geral, o documento permite que o viajante fique por 90 dias corridos no país.

É raro, mas o tempo de validade dos vistos americanos podem variar. O emissor, caso sinta alguma desconfiança na hora de liberar o visto (mas não ao ponto de negar o documento), pode optar por conceder uma menor duração para o mesmo. 

O VISTO GARANTE AUTOMATICAMENTE A ENTRADA NOS EUA? 

Não! O visto é pré-requisito para a entrada no país, mas não garante que não haverá nenhum imprevisto no momento da imigração. 

Dessa forma, um viajante que tiver o visto regularizado mas tiver problemas com seus demais documentos – ou outra irregularidade – na alfândega, por exemplo, pode ter sua entrada vetada. 

COMO TIRAR VISTO AMERICANO: 4 PASSOS PARA CONQUISTAR O DOCUMENTO

Atenção: para este passo passo, adotamos o ponto de vista do viajante que quer emitir seu visto para motivos turísticos. 

1. Acesse o portal do Departamento de Estado dos EUA e preencha o DS-160

O primeiro passo é acessar o portal oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos e fazer seu cadastro no site (você precisará informar o número do seu passaporte, que deve estar válido por pelo menos mais 6 meses). 

Com o cadastro, você deverá preencher o formulário DS-160, que trata da solicitação de visto para não-imigrantes. Certifique-se de informar os dados requeridos com detalhes, mas tenha em mente que tudo isso precisará ser confirmado/comprovado no momento da entrevista. 

Dica: depois de salvos, os dados não poderão mais ser editados. Fique atento! 

2. Pague a taxa para emitir o visto americano 

Para o visto de turista, assim como diversas outras categorias, a taxa de emissão é de 160 dólares. Você pode efetuar o pagamento via cartão de crédito pelo próprio site (nesses casos, a confirmação é instantânea), por boleto, telefone ou qualquer agência do Citibank. Esa é a única taxa a ser paga ao longo de todo o processo (desde o novo processo inaugurado em 2012). 

3. Agende o atendimento no CASV e a entrevista

Com a confirmação do pagamento (que pode levar até 2 dias úteis), você deve prosseguir para o agendamento da sua entrevista para o visto. Na hora de marcar seu horário, tenha em mãos o número do boleto do formulário DS-160, o recibo de pagamento e o número do passaporte.

Nessa etapa de como tirar visto americano, você precisa marcar tanto o atendimento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) quanto a entrevista. Isso pode ser feito via call center ou pelo site.

Vale lembrar que o atendimento no CASV tem o objetivo de comprovar todos os seus dados enviados no formulário DS-160, além de tirar sua foto para o visto e coletar suas digitais. Por isso, tenha toda a sua documentação em mãos na data agendada!

Importante: no Brasil, os centros de atendimento (CASVS) são localizados em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Não moradores dessas cidades precisarão se deslocar. 

Esclarecimento comum: sim, é possível marcar o atendimento e a entrevista para o mesmo dia. O mais recomendado, entretanto, é reservar um intervalo de pelo menos 3h entre os compromissos, garantindo que você conseguirá gerenciar bem o tempo. 

Atenção a um detalhe: embora a página de agendamento mostre o campo da entrevista primeiro, lembre-se de agendar o atendimento ANTES da entrevista. 

EXCEÇÕES DA ENTREVISTA 

Solicitantes acima de 79 anos e menores de 14 anos não precisam fazer a entrevista para o visto americano. No entanto, se um visto prévio tiver sido perdido, roubado ou negado, o menor de idade deverá comparecer à embaixada juntamente com o responsável para ser entrevistado. 

4. Vá à entrevista (e mantenha a calma!) 

Compareça ao consulado americano na data agendada para fazer sua entrevista. Apesar do nervosismo que pode permear o momento, busque ficar tranquilo e centrado (insegurança e medo podem passar uma impressão negativa aos entrevistadores). 

Não tem mistério: a entrevista busca apenas confirmar as informações que você já enviou no formulário, investigando possíveis inconsistências. Basta falar a verdade e se manter tranquilo! 

VISTOS AMERICANOS

O que você achou sobre esse artigo sobre os vistos americanos? Eu espero que tenha gostado. Tenha em mente que com a aprovação do seu visto, o processo será confirmado em até 10 dias úteis. Se for um período de alta temporada ou grande demanda de viagem para o país, no entanto, é comum que esse prazo extrapole um pouco

Leave a Reply